Mártires

Mártires post thumbnail image

Bem-vindos(as/es) à análise de Mártires, no HorSI! Acredito não ser um segredo o fato de que todos os editores do HorSI sejam aficcionados por terror e horror. Inclusive, é por esse e outros motivos esse site existe pra começar. No meio desses filmes existem alguns que se destacam, notoriamente, seja isso por diversos motivos, por exemplo a atuação, ou a produção, ou a trama, etc.

Existem alguns que reúnem uma grande quantidade de pontos positivos e a trama lhe toca de maneiras diferentes. Um grande desses exemplos é um dos filmes favoritos de quem está escrevendo essa análise. Um filme que já fez esse editor vê-lo inúmeras vezes tentando desvendar seus mistérios se pensando no que aconteceu, por mais pesado que ele seja.

Antes de mais nada, o nome e especificação dessa obra prima é:a versão de 2008 de Martyrs. Uma obra que toda vez que você assistir, precisa absorvê-la e processà-la, pois revelará mensagens diferentes e levantará novos mistérios. Mártires é um filme muito sombrio, porém vale a pena toda experiência, embora ela seja muito carregada e explícita.

Mais detalhes com spoilers aparecerão ao longo desta análise. O filme certamente tem um clima muito baixo, fiquem avisados sobre isso, e sua carga dramática consegue ser mais densa do que suas cenas. Ele envolve questões psicológicas, filosóficas, trauma, violência extrema e mais diversos elementos, todos eles criando um filme deveras insalubre. Dito isso…

Vamo que vamo!

Antes de mais nada devo dizer que esta análise será um teste de modelo. Ao contrário das análises de curta-metragens, nessa vou ponto a ponto do filme seguindo sua trama. Mas antes colocarei a análise do HorSI, pois a análise detalhada do filme com certeza ficará muito longa. Então, em qualquer momento pode haver um spoiler, e esses spoilers não estarão ocultos, novamente, estejam avisados.

Análise do HorSI

Mártires se divide basicamente em duas partes: uma que trata do trauma de Lucie e outra que trata do experimento com Anna. Ambas são igualmente pesadas e grotescas, porém o motivo disso é diferente nas duas, isso ficará claro na análise detalhada.

Na primeira metade acompanhamos Lucie tentando se livrar de seu trauma e na segunda metade acompanhamos Anna recolhendo os cacos do que sobrou dessa busca. Esse filme te choca de várias maneiras diferentes, inicialmente pelo peso das cenas e depois pelo vazio existencial e psicológico que fica em quem assiste.

No início Anna não acredita em Lucie, porém ao longo do filme ela encontra provas de que ela estava falando a verdade. Para resumir e sem dar mais detalhes, tudo gira em torno de um grupo que quer encontrar respostas para uma certa pergunta.

Esse filme ilustra da maneira mais grotesca possível os traumas das personagens, como essa resposta vai ser encontrada e a própria resposta em si. Essa resposta é omitida do espectador, isso cria um vazio existencial gigantesco no pós-filme, como se já não bastasse a memória do que foi visto.

Recomendo a todos a assistirem o filme seja pelos aspectos técnicos seja pelos aspectos psicológicos do texto. Todavia, devo ressaltar que este é um filme muito denso e pesado, o que pode incomodar alguns espectadores. Mas, nada disso, até hoje, tira o troféu dele de primeiro lugar no Horsi. Este é o melhor filme de terror e horror que todos os editores do HorSI já viram. Seguem detalhes técnicos:

Elenco

Duração

99min

Direção

Pascal Laugier

Prêmios

  • 2008 Best Make-Up – Benoît Lestang, Adrien Morot;
  • 2008 Grand Prize of European Fantasy Film in Silver – Pascal Laugier;
  • 2009 Grand Prize of European Fantasy Film in Gold – Pascal Laugier;
  • 2009 Fright Meter Award – Best Screenplay – Pascal Laugier;
  • 2009 Fright Meter Award – Best Make-Up – Benoît Lestang, Adrien Morot;
  • 2010 Chainsaw Award – Best Screenplay – Pascal Laugier;
  • 2010 Chainsaw Award – Best Actress – Morjana Alaoui.

Nota

10 / 10

🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟

Obrigado pela companhia nessa jornada incrível! É muito importante para nós poder nos expressar e saber que estamos sendo ouvidos. Contamos com todos nessa jornada!

Análise Detalhada

O filme se encontra disponível no momento da postagem desta análise (fevereiro de 2024) na Darkflix. Como dito acima, agora teremos uma análise detalhada do filme dissecando todas as suas partes e seus detalhes assim como os spoilers expostos, estejam avisados novamente.

Início Da Trama

A trama do filme já começa bem leve: uma menina chamada Lucie Jurin foi torturada por anos em um local desconhecido por pessoas desconhecidas. Um certo dia a menina conseguiu fugir, sendo posteriormente encaminhada a um centro de adoção onde passou toda sua juventude. Essas lembranças e detalhes do passado são mostrados em flashbacks ao longo do filme.

Esses flashbacks vão desde a investigação policial no local onde ela era mantida até suas lembranças com Anna, sua melhor amiga. Ademais, quando alguns investigadores estão conversando com Anna, um funcionário do local aparece e avisa que Lucie não está bem.

Assim que Ana vai ao seu encontro, Lucie mostra claramente que algo aconteceu consigo, seus braços contém cortes muito visíveis e ela chora desesperadamente dizendo não fez aquilo. Em uma cena posterior quando anbas estão deitadas na cama dormindo, Lucie ouve um barulho e acorda. Quando Lucie levanta de sua cama e vai até o corredor, um vulto passa atrás dela.

Ela corre de volta para sua cama e entra debaixo das cobertas com demasiado desespero. Então, pouco tempo depois ela sai debaixo das cobertas e vê, no rodapé de sua cama, uma criatura humanoide em cima do balaústre de cócoras. Em menos de cinco segundos essa criatura se atira para cima de Lucie, gritando e causando mais pavor, em um tom de pura ameaça.

Antes de podermos ver mais detalhes o filme fica todo preto e seu nome aparece na tela, indicando seu início.

Primeiro Contato

O filme salta 15 anos no futuro e mostra dois irmãos implicando um com o outro, o pai deles colocando um café para si e a mãe dos dois fazendo um reparo em um cano no quintal. Logo depois ela entra em casa e começa a conversar com a sua família de um modo muito peculiar: trazendo um rato morto que estava entupindo o tal cano.

Então ela lava suas mãos enquanto conversa com sua família sempre ressaltando que seu filho não leva nada sério. Então a campainha toca e o pai vai até lá ver quem está tocando.

Ele arregala os olhos e vê uma mulher na sua frente portando uma escopeta que lhe dá um tiro e esse tiro o arremessa, espalhando sangue em toda entrada da casa e nela, mesmo vestindo um casaco preto de capuz e assim, entra na casa.

A mulher desconhecida em seguida mata a mãe e encurrala o filho na cozinha, onde estavam tomando café. Ela o manda sentar e o pergunta sua idade (18 anos) e se ele sabe o que os pais dele fizeram, mas ele não responde nada. Essa mulher, do nada, vira de costas para ele em um profundo estado de euforia e nervosismo e assim que vira de volta para o rapaz, ela lhe dá um tiro, também o arremessando mesmo sentado.

Logo adiante ela começa a perambular pela casa procurando pela irmã que havia fugido. Entra em um banheiro onde não havia ninguém e logo depois entra em um quarto vazio, sobe na cama e dá um tiro para baixo. A menina que estava lá dá um grito, porém o tiro não acertou e ela sai correndo para fora do quarto, mas a mulher levanta a escopeta e lhe dá um tiro nas costas, a matando imediatamente.

Devo ressaltar que até esse momento todas as atuações, inclusive as mirins estão incríveis. Em todas elas conseguimos enxergar a verdade que elas requerem.

Aftermath

Logo após o tiro a mulher cai no chão em um choro desesperado e frenético. Na cena seguinte, a vemos em cima do corpo da mãe perguntando porque ela fez aquilo com ela, chorando, gritando e completamente fora de controle. Ela, inclusive, dá um tiro para o alto com sua escopeta espanta e seu som altíssimo é representado por pássaros voando juntos. Até esse momento não sabemos quem é essa mulher e nem o que foi que aconteceu no passado.

Poucos segundos se passam e um telefone público começa a tocar. O plano trocou e agora vemos Anna dentro de seu carro aparentemente preocupada e ansiosa. Asim que ela atende o telefone, do outro lado da linha se encontra Lucie, informando que os encontrou. Anna pergunta como ela os encontrou e onde ela está no momento, então Lucie diz que está utilizando o telefone da casa deles e lhe informa o endereço para que Anna vá até lá.

Por conta das cenas, nesse momento podemos concluir que quem entrou na casa e fez a chacina que acabamos de ver foi Lucie. Em vários momentos da ligação Anna a questiona sobre porque foi até lá sozinha, como se elas tivessem algum tipo de combinado antes de tudo acontecer.

A próxima cena começa com Lucie abaixando e desligando o telefone, olhando para a casa completamente destruída e toda manchada de sangue, do chão ao teto e em vários locais. Nessa hora, ela aproveita um momento de tédio para sentar em um banco dentro da casa e brincar com suas mãos manchadas de sangue deitada no sofá.

Aparição

Durante esse momento ela ouve um barulho e se levanta para averiguar. Lentamente, Lucie pega sua arma, a recarrega e levanta do sofá. O barulho continua por toda a cena e depois de se recuperar de um susto, ela vai até até a cozinha para ver a mesma a figura que estava em seu balaústre no chão da cozinha. Com medo, ela segura nas mãos uma faca que trazia em sua mochila.

Ela suja a mão de sangue, mostrando para a criatura que as pessoas que a fizeram mal estão mortas. Provavelmente Essa era sua crença, que assim que as pessoas estivessem mortas a criatura sumiria. Além de não sumir, ela derruba a Lucie e lhe fere nas costas com vários cortes. Lucie consegue se desvencilhar e corre escada acima se trancando em um cômodo e enquanto ela chora em desespero a criatura tenta entrar no quarto, porém não consegue.

Enquanto a criatura tenta entrar, vemos um novo flashback onde Lucie é criança e está amarrada a uma cadeira. No instante seguinte ela abre a porta com muita cautela, no entanto, a criatura tenta lhe segurar sem sucesso e ela sai correndo de dentro da casa. Enquanto corre ela se choca com Anna que acabou de chegar ali.

Anna Ao Resgate

Anna deixa a Lucie sentada em uma árvore, abranda suas feridas e a deixa para entrar na casa e ver a situação, mesmo com seus protestos. Assim que entra na casa ela se choca com o que vê e inclusive toca nos cadáveres.

Em seguida, Anna entra no banheiro, pois está passando mal com toda a situação e enquanto ela está se recuperando, Lucie bate à porta preocupada, lhe dizendo que está mais machucada do que antes.

Aqui vai aquele aviso que sempre coloco nas análises: veja o filme antes de ler tudo e ter todos os spoilers em mãos.

Nesse momento Anna decide ajudar s amiga Lucie a se livrar dos corpos e vestígios do que aconteceu ali. Ela inclusive cuida de seus cortes, numa cena muito explícita. Todos os corpos, a princípio, são colocados no banheiro e nesse momento Lucie diz para Anna que o cheiro que ela está sentindo é o mesmo que ela sente toda vez que a criatura chega perto, o que acontece todos os dias.

Lucie mostra para Anna uma matéria de jornal onde identificou as pessoas, matéria essa que estava na geladeira da família como um troféu. Ela mostra a filha da família ganhando um campeonato de natação. Logo em seguida, Anna dá um beijo em Lucie na boca, mostrando que existe um sentimento guardado que ela não mostra para ninguém, nem mesmo para Lucie.

Nota do analisador: não tinha um momento mais insalubre para dar um beijo em alguém? Acho que em um banheiro lotado de sangue e com corpos na banheira não foi o suficiente.

A cena corta, e Lucie acorda sozinha em um dos quartos da casa, assim que abre a janela ela vê Anna enterrando os corpos no quintal. Anna logo entra em casa e vai beber água no banheiro.

Sobrevivente

Ali a mãe mostra que está viva e solta um grito, mas Anna consegue fazê-la parar e sai do banheiro com a filha morta nos braços, despistando Lucie. Logo em seguida, Anna, fora de casa, escuta gritos e corre para dentro, encontrando Lucie dentro de um banheiro com a porta trancada.

Dentro deste banheiro Lucie está sendo atacada e atormentada pela criatura, que lhe fere com vários cortes. Lucie consegue sair do banheiro, correr com Anna para um quarto e o trancar.

Após um momento de desespero onde Lucie gritava para a porta que a criatura poderia sumir, pois ela já matou a família inteira, em meio a um trovão e um pico de luz, vemos mais um flashback. Nesse flashback acompanhamos a fuga de Lucie do cativeiro. Ele começa com alguém tentando alimentá-la à força, mas ela quebra sua perna. Então, Lucas foge do local e no caminho vê uma mulher muito ferida e amarrada implorando por sua ajuda, mas ela não ajuda e somente foge.

Em meio a essas lembranças, ela pede perdão para essa mulher dizendo que não é sua culpa e acaba ela acordando, tenta sair do quarto, porém, ele estava trancado.

Ela grita por Anna e nesse momento a escuta do lado de fora do quarto, provavelmente tentando salvar uma das pessoas que ela tinha matado, mas, como a porta estava trancada, ela quebra a janela e sai rapidamente, então, no caminho de fuga de Anna e da vítima ela as encontra, logo matando, de fato e com um martelo, a vítima, entrando em um surto psicótico dizendo que Anna não acredita nela, quebrando tudo no cômodo e prendendo Anna atrás de um armário caído.

Revelação

Logo em seguida, vemos a primeira prova de que a criatura se trata de um trauma.

Para mim a próxima cena é uma das mais pesadas do filme.

Lucie vê a criatura no topo de uma escada e lhe diz que já matou as pessoas que fizeram mal a ela, mas, ela desce as escadas, acaricia Lucie e, com uma lâmina, corta seus braços e pulsos. Do ponto de vista da Anna, não existe nenhuma criatura: a própria Lucie se cortou e acabou com sua própria vida.

Adiante, Lucie sai correndo da casa e em seguida vemos Anna cambaleando indo atrás dela. Assim que Anna vê Lucie, ela corta o próprio pescoço com a lâmina que usou para cortar os pulsos. Ambas caem no chão e Anna chora copiosamente em cima do corpo de Lucie enquanto a chuva as lava.

Segunda Metade

Anna leva o corpo de Lucie para dentro e o limpa. Logo depois liga para sua mãe que parece muito preocupada com ela, mas no meio da ligação, Anna escuta algo se mexer dentro da casa e vai atrás.

Em sua investigação, descobre um porão secreto e escuro que leva a uma base subterrânea. Lá existem fotos de pessoas incrivelmente feridas e com um olhar diferente, mas ela continua sua investigação nsse novo cenário.

Na base, Anna encontra uma mulher acorrentada e no total escuro. Essa mulher está completamente desnutrida e com um capacete que tampa sua visão, assim como uma calcinha de ferro. Imediatamente Anna a tira daquela base e leva para a casa.

Ela está muito ferida e logo notamos que todos os apetrechos, o capacete e essa calcinha de ferro, estão parafusadas ou chumbadas em seu corpo. É inevitável ligar a imagem da mulher com a criatura que perseguia Lucie.

Em seguida, Anna a leva escada cima e a coloca dentro de uma banheira para enfim retirar seu capacete. O que aconteceu com ela é inimaginável, pois até da água ela fica com medo.

Anna começa a tirar os grampos de sua cabeça para sair o capacete. Os grampos estão pregados em seus ossos e em a cada um que Anna consegue remover, o sangue escorre pelo rosto da mulher. Assim que o capacete sai, Anna desce e pede desculpas para Lucie em cima do seu corpo, pegando no sono logo depois.

Assim que o dia amanhece e Anna acorda, a mulher sumiu e logo ela a encontra cortando os próprios pulsos, provavelmente após se olhar no espelho. A mulher sai do cômodo em desespero após quase nocautear Anna e logo recebe um tiro na cabeça.

A Organização

Um grupo vestido de preto entra na casa logo em seguida e uma mulher à frente do grupo perrgunta à Anna quem é a mulher morta no sofá, Lucie Jurin, e pergunta também seu nome, Anna Assaoui. Após ter a resposta, ela pergunta à um colega porque os Belfonds ainda não não atenderam o telefone e diz que isso não poderia estar acontecendo, algemando Anna dentro da base. Em seguida vemos os funcionários enterrarem os corpos que estavam dentro da casa no quintal.

Logo em seguida, ela é posta em uma cadeira e uma senhora aparece para explicar o que está acontecendo. Eles são uma organização que descobriu que pessoas, quando estão em um extremos estado de sofrimento, transcendem seu próprio ser e se tornam mártires, que veem o outro mundo alem da morte. Então Anna é sedada e acorda sentada em uma cadeira completamente acorrentada.

Mártir

Nesta parte, ficaremos pelos próximos 20 minutos assistindo todas as sessões de tortura e sofrimento de Anna, que vai ter que enfrentar todos os tipos de tortura física e psicológica.

Ficaria redundante e superficial descrever aqui o que acontece nessas cenas, pois só assistindo para saber e sentir o que está ali. É tudo muito ambíguo, pois a medida que o sofrimento vai aumentando, as pessoas da organização cuidam de Anna para que ela não padeça.

Em um certo momento, para tentar fugir do sofrimento físico e psicológico, ela conversa com Lucie, que diz estar ao seu lado em todos os momentos. Quando Anna parece ter aceitado o sofrimento, vem uma mulher e lhe diz que ele está perto do fim e que agora só falta o último estágio.

O Último Estágio

Nesse momento vemos um homem tirar Anna da cela e a colocar em uma máquina que prende todos os seus membros. Vemos também ele cortar todas as roupas de Anna e em um movimento, parecer que está a cortando, pois só conseguimos ver suas expressões de dor.

Após algum tempo vemos o homem tirar a mulher da máquina e a colocar em um local pendurada pelos braços e de Joelhos no chão. Nesse momento entendemos o que foi o famigerado último estágio e assistimos um trabalho de maquiagem incrível:

Esse estágio consistia em simplesmente retirar toda a pele do corpo da vítima, exceto do rosto.

Ele deixa Anna naquele local e se lava enquanto uma outra funcionária verifica Anna e ouvimos um grito inesperado. Porém esse grito se deu por um motivo mais inesperado ainda: ele não foi porque Anna estava sem pele, mas sim porque finalmente ela se tornou um mártir.

Final

Assim que informada sobre o ocorrido, a senhora que vimos antes vai correndo para o local para ouvir de Anna se ela viu o outro mundo. Não conseguimos decifrar sua expressão ouvindo o que ela tinha a dizer, porém a senhora logo reúne todos os membros de alto escalão da organização para ouví-la.

Assim que todos os convidados chegam na casa, um funcionário informa o que aconteceu e que em seguida a senhora vai dizer o que Anna lhe disse. Então esse mesmo funcionário vai até a porta do quarto onde a senhora está e pergunta se está tudo bem.

Inesperadamente, ela pergunta: você imagina o que tem depois da morte? O funcionário responde negativamente e logo em seguida ela lhe dá uma resposta: então vai continuar sem saber! Nesse momento a senhora tira uma arma de sua bolsa e dá um tiro em sua própria boca, selando consigo o segredo que Anna lhe contou.

O filme termina com uma câmera mostrando Anna sem a pele e um close em seu rosto, com sua expressão de mártir, assim como uma definição da palavra. Durante os créditos são mostradas imagens de Anna brincando com Lucie na infância.

Referências

Posts Relacionados