Ninjas

Ninjas post thumbnail image
Análise de Ninjas no HorSI!

Sejam todos muito bem-vindos à análise de Ninjas, no HorSI! De um tempo para cá, temos notado que histórias mais perto da realidade certamente costumam impactar mais o espectador e esta obra nacional ilustra perfeitamente essa frase.

Estamos falando aqui de um curta metragem relativamente longo, com 25 minutos e meio aproximadamente, mas que consegue segurar nossa atenção por todos os 25 minutos! Desde o início somos envolvidos em uma história que acontece todos os dias, principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo e essa aproximação com os protagonistas e com a história torna a experiência muito crível e intensa.

Lembre-se: Antes de continuar consumindo esta análise, não se esqueça de que se trata de um filme muito pesado e de que alguns fatos e cenas podem ser muito perturbadores! Antes de liberar spoilers sem querer, tenho que dizer nossa frase de sempre…

Vamo que vamo!

Esse filme é relativamente difícil de encontrar, mas de qualquer forma, segue abaixo para que vocês possam assistir conosco antes de ler a análise:

É muito difícil lembrar desta obra sem que venha na cabeça seu momento catártico que muda a vida do protagonista. Marcamos este filme como perigoso pois suas cenas certamente são algumas das mais pesadas que já vimos.

Nessa obra somos mostrados que o cinema nacional pode sim criar obras de terror de nível altíssimo! Seja esse nível referente a qualidade ou peso, uma vez que este filme é pesadíssimo. Porém, pesadíssimo palpavelmente, nos mostrando que o ser humano muitas vezes consegue ser pior do que nossos piores pesadelos.

Resumo

O filme já começa em um clima de frenesi conforme nos coloca em um culto, aparentemente cristão, sob a ótica de um dos participantes (Jailton) que rapidamente começa a ter uma visão. Nessa visão, surpreendentemente, Jesus está ali ferido e suplicando por ajuda, ao invés de uma estátua. Logo depois vemos saindo de sua barriga uma mão portando uma arma e junto com esta visão vemos o nome do filme, indicando seu começo efetivo.

Início

Logo de cara já acompanhamos dois policiais dentro de um carro indo até o local de um suposto tiroteio. Chegando lá ambos se veem no meio de um fogo cruzado e enquanto eles se escondem dos tiros e atiram de volta, Jailton acerta uma criança.

Automaticamente ele fica sem saber o que fazer até que seu parceiro Rocha o ajude. Rocha traz uma arma e coloca nas mãos da criança como se ela fosse um meliante. Enquanto tudo acontece Jailton chora copiosamente sem saber o que pensar e sem saber como lidar com aquela culpa.

Meio

Na cena seguinte vemos Jailton chegando em casa num fim de tarde e sua esposa tentando lhe consolar dizendo que nada foi culpa dele. A seguir Jailton vê dentro de seu armário a criança morta por ele e se desespera, porém ao se preparar para ir para a igreja ele tem mais um a visão e isso o deixa mais desesperado ainda.

As visões só pioram e o estado de consciência de Jailton também, até que companheiros de trabalho resolvem tentar ajudá-lo definitivamente. Elrs o levam para um local isolado e o mandam trocar de roupa enquanto Jailton é assombrado por sua mente. Nessa hora o filme nos introduz o conceito de ninjas e que Jailton se tornará um deles.

Final

Então eles chegam em uma sinuca, mandando todos irem embora menos um casal que estava ali. Logo o filme nos mostra que esse casal tinha um dos sujeitos mais procurados de Guarulhos e começa a nos mostrar o que eles foram fazer ali de fato, começando por deixar o casal nu e começar a torturá-los.

Atenção, pois aqui teremos a cena mais pesada desse filme!

Eles penduram o rapaz pelos pés e pregam em seus calcanhares dois pregos enormes de baixo para cima, fazendo com que os pregos entrem em seus ossos para depois soltá-lo e obrigá-lo a andar, chamando ele de salto alto. Após alguns passos e uma atuação incrível de dor e sofrimento, eles dão um tiro na cabeça do rapaz e pegam sua namorada para continuar a tortura.

Jailton então é ameaçado para torturar a mulher, e eles lhe falam que caso ele não o faça, quem será torturada será a sua esposa e seus filhos. Após Jailton ter algumas visões, inclusive a mesma de Jesus que vimos antes, ele pega uma arma e mata a mulher com um tiro enquanto ela suplica por sua vida. De forma muito inteligente, agora o filme deixa claro que Jailton se tornou um ninja e que o fantasma da criança lhe deixará em paz.

Para finalizar vemos Jailton chegando em casa num fim de tarde e deitando em sua cama, sendo assombrado por vários espíritos (o que nos diz que a criança não foi a única pessoa que ele matou), porém agora ele ignora todas as almas e dorme tranquilamente.

Análise do HorSI

Esse sem dúvida é um dos curtas mais pesados que já assistimos, embora nem tanto pelos seus elementos sobrenaturais, mas sim pela proximidade com a nossa realidade e pelo nível de maldade praticada pelo próprio ser humano. Ninjas deixa visível para o público que as pessoas não precisam de nada além delas mesmas para causar muitas atrocidades grotescas.

Agora falando sobre aspectos técnicos: O único ponto negativo que vimos foram os efeitos práticos, exceto o do prego nos pés que foi incrivelmente bem feito. Todos os outros aspectos como direção, atuações, montagem e etc. foram muito bem feitos, o que justifica Nossa nota. Definitivamente Ninjas não é um filme para todos, mas caso você seja fã de cinema extremo, ele é indispensável!

Elenco Principal

  • Flavio Bauraqui como Jailton;
  • Celso Camargo como Rocha;
  • André Ceccato como Jesus.

Duração

25m38

Direção

Dennison Ramalho

Nota

9 / 10

🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟★

Referências

Obrigado pela companhia nessa jornada incrível! É muito importante para nós poder nos expressar e saber que estamos sendo ouvidos. Contamos todos!

Posts Relacionados